domingo, 27 de setembro de 2009

Portfólio - Curso de Tecnologias na Educação

Portfólio

Quando me inscrevi para participar do curso “Tecnologias na Educação: Ensinado e Aprendendo com as TICs, me sentia muito insegura, pois não possuía nenhuma experiência com computadores, mas com o incentivo da tutora Maria Melo e de meus colegas do curso e a minha vontade de fazer o melhor na Educação, me levaram a enfrentar mais um desafio.No primeiro Encontro Presencial ficou esclarecido que haveria interação com os colegas trabalhando em duplas,ambos tudo oportunidade de operar a máquina e com isso propicio – me experiências novas que me encorajaram ainda mais.
Ao longo do curso, nos momentos á distância, contei com diversos canais de comunicação, como o Fórum Dúvidas Pedagógicas, onde pude dialogar com meus colegas e com a formadora,a fim de obter esclarecimentos sobre as atividades propostas e assim fui superando os obstáculos.
O curso é formado por módulos cujo 1º propõe oito atividades.

Módulo I- "Tecnologia na Sociedade,na vida e na escola."

No desenvolvimento da Atividade 1 “ Quem sou eu como professor e aprendiz”,escrevi um relato no Editor de textos, onde relatei o meu perfil de professora , enquanto educadora e aprendiz ao mesmo tempo. Então postei na biblioteca em material do aluno. Em seguida entrei no Fórum “Conhecendo a turma “, para conhecer os textos dos colegas e deixei meu comentário sobre oque mais me chamou atenção no trabalho do colega que havia escolhido. Com essa atividade tive oportunidade de conhecer os relatos e reflexões de todos os colegas de curso.
Na execução da Atividade 2 “ Registrando a própria reflexão”, levantei alguns aspectos relacionados ao uso das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem e registrei no espaço própria do “ Diário de Bordo”.
Na Atividade 3, reflexão sobre educação e Tecnologia,assisti um vídeo com Ladislaw Dowbor, quando fui levando os aspectos mais interessantes para reflexão . Em seguida entrei no Fórum “ Educação e Tecnologia” e registrei minha contribuição e na oportunidade , conheci as contribuição dos colegas e deixei meu comentário a respeito.Durante a Atividade 4 , “ Tecnologia na minha escola”,fiz um levantamento das principais tecnologias disponíveis na minha escola e de como vinham sendo utilizadas, organizei estas informações usando o Impress e postei- as na Biblioteca em material do aluno, tema “ Minha escola”. Não, deixei de salvar em um arquivo para apresentação no encontro presencial.
Ao desenvolver a Atividade 5 “ Conhecendo uma experiência “ ,acessei o Portal do Professor e relacionei uma aula sobre o meio ambiente , que considerei interessante, analisei os aspectos relevantes em seguida elaborei, no Editor de Texto , um fichamento com os dados mais importante e uma síntese daminha opinião sobre o trabalho pesquisado postei essa atividade em material do Aluno, tema “ Experiência e Sugestões”.
Para realizar a Atividade 6 . “ Olhando “para prática do professor com o uso da tecnologia”, cliquei no link, “ uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica “ e assisti o vídeo “Ensinar com as tecnologias e mídias digitais”e fui anotando os pontos mais interessantes. Posteriormente, acessei o item Diário de Bordo “e registrei minhas reflexões no espaço próprio e o texto incluído.
Na Atividade 7 , “ Pesquisando sobre trabalho por Projeto, realizei uma pesquisa na Internet, encontrei um projeto cujo tema era “ Trânsito” e analisei suas principais características como tecnologias e mídias utilizadas, conteúdos curriculares competências e habilidades desenvolvidos entre outros. Postei minhas considerações sobre essa atividade na Biblioteca em material do aluno, tema “ Pesquisa – Projeto”, acessei também as reflexões dos colegas que lá estavam disponíveis.
Para realizar a Atividade 8 , “ Divulgando a Pesquisa”, organizei o resultado da pesquisa da Atividade7, no Impress em três slides e postei na Biblioteca em material do aluno, tema “ Divulgando pesquisa . Salvei o arquivo dessa atividade em pendrive e o apresentei à turma no Encontro Presencial.

Módulo II, “ Internet, Hipertexto e Hipermídia”

Foi apresentado também pela tutora Maria Melo que pediu para turma assistir o vídeo de apresentação da unidade e em seguida realizar a atividade 2.1 e 2.3, quando todos, sob sua orientação, navegamos pela Wikipédia buscando o significado de hipertexto e em seguida,postamos o resultado da pesquisa juntamente com uma reflexão pessoal. Na Biblioteca em material do aluno.
Na Atividade 2.4, fomos instruídos a criar um portifólio em hipertexto e assim teríamos um hiperportifólio, onde, no decorrer do curso serão registradas todas as atividades incluindo comentários e links para objetos digitais e reflexões mais importantes. Esses hiperportifólio serão registrados no blog.
A Atividade 2.5 “Trabalhando em dupla”, planejamos uma atividade para ser desenvolvida com os alunos utilizando Internet e hipertextos.
Na realização da atividade 2.6 e 2.7, observamos o comportamento de professor e de alunos diante de situações novas, a disposição dos recursos na sala, às dificuldades ou facilidades em operar os recursos na sala.

Descrição do projeto com seus objetivos, etapas.

Características da turma.

Descrição de como se desenvolveu.

Resultados obtidos.

Conculsões.

Bibliografia e webliografia.
Postamos na Biblioteca em material do aluno com tema : O registro digital da experiência e subtema : Avaliação da Experiência”
Na Atividade 2.8. Elaboramos um pôster para auxiliar na apresentação para os colegas no encontro presencial. Neste consta informações relevantes, fotos e que servirão de apoio a memória no momento da apresentação que será realizada em viva voz.


Módulo III- "Prática Pedagógica e Mídias Digitais"

Começamos a terceira unidade postando a Atividade 3.1 no Diário de Bordo, onde fiz uma reflexão o seguinte questionamento: "Será que faz sentido desenvolver na escola um trabalho que resultará em aprendizagens e experiências diversas para os diferentes alunos? Quase a mesma questão colocada sob outro prisma: será que alguma vez todos os alunos de uma mesma turma aprendem as mesmas coisas?"
Na atividade 2 fiz um passeio por alguns sites na internet rico em material para nós professores. Explorei algumas formas de vídeo, arquivos de som e de imagem e em seguida compartilhei com meus colegas as descobertas.
http://www.youtube.com/ http://www.portacurtas.com.br/ http://video.google.com/ http://www.valeapena.org.br/kinema/galeria.html http://www.midiaindependente.org/pt/blue/static/video.shtmlhttp://www.ufmg.br/rede.le/radio http://www.escolabrasil.org.br/
Atividade 3.3 -Acessei o Portal do Professor, Recursos Educacionais e assisti alguns vídeos. Acessei o fórum: Portal do Professor. ”Recursos digitais. "Avaliação de Produtos Multimídias"e deixei meu comentário.

Atividade 3.4 visitei alguns recursos audiovisuais no site da TV Escola, Youtube Curta na Escola:

http://portal.mec.gov.br/tvescola/
http://www.youtube.com/tvescola
No fórum : Portal do Professor. TV ESCOLA, registrei os vídeos mais interessantes.
Atividade 3.5/6 - Em grupo (Lorival, Lucira e Gilsa), elaboramos uma proposta de trabalho com mídias digitais. Criamos uma apresentação com a síntese da atividade planejada.
Atividade 3.7/8 - Executamos, com os alunos, a aula planejada na atividade anterior.

Atividade 3.9 – Organizamos todo o material coletado anteriormente e produzimos uma apresentação com várias mídias, ou seja, editamos um filme no MovieMaker.

Atividade 3.10/11 – Apresentamos nosso trabalho para os colegas de curso no encontro presencial e avaliamos os demais trabalhos apresentados postando no fórum "Avaliação".

Módulo IV - "Currículo, Projeto e Tecnologia"


Atividade 4.1 – Discutimos em grupo, no encontro presencial, após ler a entrevista de Pedro Demo sobre o tema: “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola”.
Refletimos as seguintes questões:
Será que usando computadores e Internet nas atividades curriculares faremos as mesmas coisas que fazíamos antes?
Será que haverá mudanças em nossa atuação docente?
O que mudará na aprendizagem do aluno?
Que novos aspectos vão requerer maior atenção de nossa parte?
Poderemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?
Postamos esta atividade no Diário de Bordo.

Atividade 4.2 – Também no encontro presencial, sobre o mesmo assunto discutido, postamos no Fórum “Possibilidades de contribuições das tecnologias”.
Atividade 4.3/5 – Após acessar o Portal do Professor, e conhecer alguns projetos onde haja o envolvimento do uso das tecnologias e que favorecem a autoria do aluno com o uso de diferentes linguagens, reformulamos nosso projeto do Lixo, conforme roteiro disponível no Portal do Professor, e postamos em Biblioteca/Material do Aluno.
Atividade 4.6 - Desenvolvemos o projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo. Fomos no Fórum e relatamos o nosso projeto e comentamos o dos colegas.
Atividade 4.7 - Após a leitura dos artigos:
http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83213/Desafios%20_e_possiblidades.pdf
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ppm/tetxt1.htm
Apontei as idéias principais das seguintes questões:
O que é currículo?
Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?Registrei no fórum: “ Conceito_Curriculo e TIC” e comentar também as contribuições dos colegas.
Atividade 4.8 Deve ser postada no Portal do Professor/MEC, no espaço Interação e Colaboração, mas ainda temos que guardar a criação do espaço no Portal do professor.
E assim, concluímos o nosso curso de Curso de Tecnologias na Educação : ensinando e aprendendo com as TIC.


Vídeo: Coleta do Lixo em Inocência



Unidade 3.5/6- Proposta de Trabalho

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma: Turma 06 – Inocência
Pólo Três Lagoas - MS
Tutora: Maria Ap. Ferreira de Melo Souza
Atividade: 3.9 - Unidade III
Componente Curricular: Ciências e História
Modalidade: 5º Ano A e B do Ensino Fundamental
Número de Aluno: 35
Dados do Projeto
Tema : O Depósito de Lixo em Inocência
Justificativa:
Escolhemos este tema, por ser o lixo hoje um assunto muito discutido pelas pessoas em geral, tornando-se um problema mundial

Apresentação:
Nosso projeto trata basicamente do lixo, que por sua vez é todo e qualquer resíduo produzido pelas atividades humanas. Neste trabalho relacionamos os tipos de lixo, o tempo de decomposição, a importância da reciclagem e o depósito de lixo na cidade de Inocência.
Resgatamos a história do lixo de nossa cidade e região, o sistema de coleta e compostagem.
Salientamos a importância da reciclagem explicando que com este processo contribuímos para a preservação do Meio Ambiente.
Objetivo

Conscientizar as pessoas a facilitar o processo seletivo, diminuindo assim, o acúmulo de lixo nos depósitos.

Estratégia e Recurso das aulas

Levar os alunos a conhecerem o local em que anteriormente o lixo era depositado, fazendo um resgate histórico do depósito de lixo no município de Inocência, ativando assim, os conhecimentos já adquiridos pelos alunos.
Fazer uma visita com os alunos ao aterro sanitário, onde é depositado todo o lixo recolhido na cidade. Sendo feito uma entrevista com um funcionário que faz a seleção do lixo ali depositado, para serem posteriormente vendidos e ou incinerados.
Ouvir com os alunos a transmissão ao vivo da entrevista na rádio FM local com o engenheiro Pedro Edson de Souza sobre o destino e coleta do lixo no município de Inocência. Em seguida, será feito uma produção de cartazes de conscientização da manutenção, da limpeza, evitando o acúmulo de lixo.
Entrevista com um gari da cidade de Inocência sobre a importância de seu papel para a manutenção e coleta do lixo.
Elaborar juntamente com os alunos um ofício solicitando junto a Câmara de vereadores, nas principais avenidas da cidade, ponto de coleta seletiva de lixo.


Recursos Complementares

- Câmera digital
- Rádio;
- Microfone;
- Computador.


Resultados Obtidos

Os alunos demonstraram total interesse e colaboração durante as atividades, dando sugestões para as entrevistas e participando das filmagens, elaboração de cartazes e produção dos textos.

Unidade 3 - Atividade 5











quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Portfólio- Registros do Curso de TIC

Portfólio

Quando me escrevi para participar do curso “Tecnologias na Educação: Ensinado e Aprendendo com as TICs, me sentia muito insegura, pois não possuía nenhuma experiência com computadores, mas com o incentivo da tutora Maria Melo e de meus colegas do curso e a minha vontade de fazer o melhor na Educação, me levaram a enfrentar mais um desafio.No primeiro Encontro Presencial ficou esclarecido que haveria interação com os colegas trabalhando em duplas,ambos tudo oportunidade de operar a máquina e com isso propicio – me experiências novas que me encorajaram ainda mais.
Ao longo do curso, nos momentos á distância, contei com diversos canais de comunicação, como o Fórum Dúvidas Pedagógicas, onde pude dialogar com meus colegas e com a formadora,a fim de obter esclarecimentos sobre as atividades propostas e assim fui superando os obstáculos.
O curso é formado por módulos cujo 1º propõe oito atividades.
Módulo I- "Tecnologia na Sociedade,na vida e na escola."

No desenvolvimento da Atividade 1 “ Quem sou eu como professor e aprendiz”,escrevi um relato no Editor de textos, onde relatei o meu perfil de professora , enquanto educadora e aprendiz ao mesmo tempo. Então postei na biblioteca em material do aluno. Em seguida entrei no Fórum “Conhecendo a turma “, para conhecer os textos dos colegas e deixei meu comentário sobre oque mais me chamou atenção no trabalho do colega que havia escolhido. Com essa atividade tive oportunidade de conhecer os relatos e reflexões de todos os colegas de curso.
Na execução da Atividade 2 “ Registrando a própria reflexão”, levantei alguns aspectos relacionados ao uso das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem e registrei no espaço própria do “ Diário de Bordo”.
Na Atividade 3, reflexão sobre educação e Tecnologia,assisti um vídeo com Ladislaw Dowbor, quando fui levando os aspectos mais interessantes para reflexão . Em seguida entrei no Fórum “ Educação e Tecnologia” e registrei minha contribuição e na oportunidade , conheci as contribuição dos colegas e deixei meu comentário a respeito.Durante a Atividade 4 , “ Tecnologia na minha escola”,fiz um levantamento das principais tecnologias disponíveis na minha escola e de como vinham sendo utilizadas, organizei estas informações usando o Impress e postei- as na Biblioteca em material do aluno, tema “ Minha escola”. Não, deixei de salvar em um arquivo para apresentação no encontro presencial.
Ao desenvolver a Atividade 5 “ Conhecendo uma experiência “ ,acessei o Portal do Professor e relacionei uma aula sobre o meio ambiente , que considerei interessante, analisei os aspectos relevantes em seguida elaborei, no Editor de Texto , um fichamento com os dados mais importante e uma síntese daminha opinião sobre o trabalho pesquisado postei essa atividade em material do Aluno, tema “ Experiência e Sugestões”.
Para realizar a Atividade 6 . “ Olhando “para prática do professor com o uso da tecnologia”, cliquei no link, “ uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica “ e assisti o vídeo “Ensinar com as tecnologias e mídias digitais”e fui anotando os pontos mais interessantes. Posteriormente, acessei o item Diário de Bordo “e registrei minhas reflexões no espaço próprio e o texto incluído.
Na Atividade 7 , “ Pesquisando sobre trabalho por Projeto, realizei uma pesquisa na Internet, encontrei um projeto cujo tema era “ Trânsito” e analisei suas principais características como tecnologias e mídias utilizadas, conteúdos curriculares competências e habilidades desenvolvidos entre outros. Postei minhas considerações sobre essa atividade na Biblioteca em material do aluno, tema “ Pesquisa – Projeto”, acessei também as reflexões dos colegas que lá estavam disponíveis.
Para realizar a Atividade 8 , “ Divulgando a Pesquisa”, organizei o resultado da pesquisa da Atividade7, no Impress em três slides e postei na Biblioteca em material do aluno, tema “ Divulgando pesquisa . Salvei o arquivo dessa atividade em pendrive e o apresentei à turma no Encontro Presencial.
Módulo II, “ Internet, Hipertexto e Hipermídia”
Foi apresentado também pela tutora Maria Melo que pediu para turma assistir o vídeo de apresentação da unidade e em seguida realizar a atividade 2.1 e 2.3, quando todos, sob sua orientação, navegamos pela Wikipédia buscando o significado de hipertexto e em seguida,postamos o resultado da pesquisa juntamente com uma reflexão pessoal. Na Biblioteca em material do aluno.
Na Atividade 2.4, fomos instruídos a criar um portifólio em hipertexto e assim teríamos um hiperportifólio, onde, no decorrer do curso serão registradas todas as atividades incluindo comentários e links para objetos digitais e reflexões mais importantes. Esses hiperportifólio serão registrados no blog.
A Atividade 2.5 “Trabalhando em dupla”, planejamos uma atividade para ser desenvolvida com os alunos utilizando Internet e hipertextos.
Na realização da atividade 2.6 e 2.7, observamos o comportamento de professor e de alunos diante de situações novas, a disposição dos recursos na sala, às dificuldades ou facilidades em operar os recursos na sala.

Descrição do projeto com seus objetivos, etapas.

Características da turma.

Descrição de como se desenvolveu.

Resultados obtidos.

Conculsões.

Bibliografia e webliografia.
Postamos na Biblioteca em material do aluno com tema : O registro digital da experiência e subtema : Avaliação da Experiência”
Na Atividade 2.8. Elaboramos um pôster para auxiliar na apresentação para os colegas no encontro presencial. Neste consta informações relevantes, fotos e que servirão de apoio a memória no momento da apresentação que será realizada em viva voz.

Módulo III- "Prática Pedagógica e Mídias Digitais"
Começamos a terceira unidade postando a Atividade 3.1 no Diário de Bordo, onde fiz uma reflexão o seguinte questionamento: "Será que faz sentido desenvolver na escola um trabalho que resultará em aprendizagens e experiências diversas para os diferentes alunos? Quase a mesma questão colocada sob outro prisma: será que alguma vez todos os alunos de uma mesma turma aprendem as mesmas coisas?"
Na atividade 2 fiz um passeio por alguns sites na internet rico em material para nós professores. Explorei algumas formas de vídeo, arquivos de som e de imagem e em seguida compartilhei com meus colegas as descobertas.
http://www.youtube.com/ http://www.portacurtas.com.br/ http://video.google.com/ http://www.valeapena.org.br/kinema/galeria.html http://www.midiaindependente.org/pt/blue/static/video.shtmlhttp://www.ufmg.br/rede.le/radio http://www.escolabrasil.org.br/
Atividade 3.3 -Acessei o Portal do Professor, Recursos Educacionais e assisti alguns vídeos. Acessei o fórum: Portal do Professor. ”Recursos digitais. "Avaliação de Produtos Multimídias"e deixei meu comentário.

Atividade 3.4 visitei alguns recursos audiovisuais no site da TV Escola, Youtube Curta na Escola:

http://portal.mec.gov.br/tvescola/
http://www.youtube.com/tvescola
No fórum : Portal do Professor. TV ESCOLA, registrei os vídeos mais interessantes.
Atividade 3.5/6 - Em grupo (Lorival, Lucira e Gilsa), elaboramos uma proposta de trabalho com mídias digitais. Criamos uma apresentação com a síntese da atividade planejada.
Atividade 3.7/8 - Executamos, com os alunos, a aula planejada na atividade anterior.

Atividade 3.9 – Organizamos todo o material coletado anteriormente e produzimos uma apresentação com várias mídias, ou seja, editamos um filme no MovieMaker.

Atividade 3.10/11 – Apresentamos nosso trabalho para os colegas de curso no encontro presencial e avaliamos os demais trabalhos apresentados postando no fórum "Avaliação".
Módulo 4 - "Currículo, Projeto e Tecnologia"


Atividade 4.1 – Discutimos em grupo, no encontro presencial, após ler a entrevista de Pedro Demo sobre o tema: “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola”.
Refletimos as seguintes questões:
Será que usando computadores e Internet nas atividades curriculares faremos as mesmas coisas que fazíamos antes?
Será que haverá mudanças em nossa atuação docente?
O que mudará na aprendizagem do aluno?
Que novos aspectos vão requerer maior atenção de nossa parte?
Poderemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?

Postamos esta atividade no Diário de Bordo.
Atividade 4.2 – Também no encontro presencial, sobre o mesmo assunto discutido, postamos no Fórum “Possibilidades de contribuições das tecnologias”.
Atividade 4.3/5 – Após acessar o Portal do Professor, e conhecer alguns projetos onde haja o envolvimento do uso das tecnologias e que favorecem a autoria do aluno com o uso de diferentes linguagens, reformulamos nosso projeto do Lixo, conforme roteiro disponível no Portal do Professor, e postamos em Biblioteca/Material do Aluno.
Atividade 4.6 - Desenvolvemos o projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo. Fomos no Fórum e relatamos o nosso projeto e comentamos o dos colegas.
Atividade 4.7 - Após a leitura dos artigos:
http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83213/Desafios%20_e_possiblidades.pdf
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ppm/tetxt1.htm
Apontei as idéias principais das seguintes questões:
O que é currículo?
Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?Registrei no fórum: “ Conceito_Curriculo e TIC” e comentar também as contribuições dos colegas.
Atividade 4.8 Deve ser postada no Portal do Professor/MEC, no espaço Interação e Colaboração, mas ainda temos que guardar a criação do espaço no Portal do professor.
E assim, concluímos o nosso curso de Curso de Tecnologias na Educação : ensinando e aprendendo com as TIC .
Vídeo: Coleta do Lixo em Inocência-MS

Unidade 4 - Atividade 8 - Portal do Professor

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Unidade 4 - Atividade 7 - Fórum

Unidade 4 - Atividade 6 - Fórum

Unidade 4 - Atividade 3/5 - Plano de Aula

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma: Turma 06 – Inocência
Pólo Três Lagoas - MS
Tutora: Maria Ap. Ferreira de Melo Souza
Atividade: 3.9 - Unidade III
Componente Curricular: Ciências e História
Modalidade: 5º Ano A e B do Ensino Fundamental
Número de Aluno: 35
Dados do Projeto
Tema : O Depósito de Lixo em Inocência
Justificativa:
Escolhemos este tema, por ser o lixo hoje um assunto muito discutido pelas pessoas em geral, tornando-se um problema mundial

Apresentação:
Nosso projeto trata basicamente do lixo, que por sua vez é todo e qualquer resíduo produzido pelas atividades humanas. Neste trabalho relacionamos os tipos de lixo, o tempo de decomposição, a importância da reciclagem e o depósito de lixo na cidade de Inocência.
Resgatamos a história do lixo de nossa cidade e região, o sistema de coleta e compostagem.
Salientamos a importância da reciclagem explicando que com este processo contribuímos para a preservação do Meio Ambiente.
Objetivo

Conscientizar as pessoas a facilitar o processo seletivo, diminuindo assim, o acúmulo de lixo nos depósitos.

Estratégia e Recurso das aulas

Levar os alunos a conhecerem o local em que anteriormente o lixo era depositado, fazendo um resgate histórico do depósito de lixo no município de Inocência, ativando assim, os conhecimentos já adquiridos pelos alunos.
Fazer uma visita com os alunos ao aterro sanitário, onde é depositado todo o lixo recolhido na cidade. Sendo feito uma entrevista com um funcionário que faz a seleção do lixo ali depositado, para serem posteriormente vendidos e ou incinerados.
Ouvir com os alunos a transmissão ao vivo da entrevista na rádio FM local com o engenheiro Pedro Edson de Souza sobre o destino e coleta do lixo no município de Inocência. Em seguida, será feito uma produção de cartazes de conscientização da manutenção, da limpeza, evitando o acúmulo de lixo.
Entrevista com um gari da cidade de Inocência sobre a importância de seu papel para a manutenção e coleta do lixo.
Elaborar juntamente com os alunos um ofício solicitando junto a Câmara de vereadores, nas principais avenidas da cidade, ponto de coleta seletiva de lixo.


Recursos Complementares

- Câmera digital
- Rádio;
- Microfone;
- Computador.


Resultados Obtidos

Os alunos demonstraram total interesse e colaboração durante as atividades, dando sugestões para as entrevistas e participando das filmagens, elaboração de cartazes e produção dos textos.

Unidade 4 - Atividade 2 - Fórum


Unidade 4 - Atividade 1 - Diário de Bordo

Unidade 3 - Atividade 10/11 - Fórum


Unidade 3 - Atividade 9 - Filme

Unidade 3 - Atividade 4- Fórum


Unidade 3 - Atividade 3- Fórum


Unidade 3- Atividade 1- Diário de Bordo

Unidade 2 - Atividade 8

Unidade 2 - Atividade7

Unidade 2 - Atividade6 6

Unidade 2 - Atividade 5

Unidade 2 - Atividade 4

Unidade 2 - Atividade 3- Fórum


Unidade 2 - Atividade 1/2

Unidade 1 - Atividade 8







Unidade 1 - Atividade 7

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas - MS
Unidade 1 – atividade 7
Aluno (a): Lucira Gomes da Silva

Trânsito
Pesquisa realizada na internet: http://brunaleaolobo.blogspot.com/2008/08/projeto-transito.html

Projeto desenvolvido pela Professora Bruna Leão Lobo com alunos da Educação Infantil da Escola Cristo Salvador - Santarém/Pará


01. INTRODUÇÃO
O momento em que vivemos retrata em todos os sentidos a busca do ser humano por algo que preencha o vazio resultante deste mundo globalizado que incentiva o consumo excessivo e desfaz valores. No trânsito ele não é diferente, competitivo e cada vez mais egoísta e agressivo. Alguns homens estão usando seus carros como armas e muitos inocentes estão pagando por suas vidas...O uso do automóvel nos grandes centros brasileiros popularizou-se realmente nestes últimos anos. Embora muitos países possuam mais veículos do que no Brasil, a evolução do automóvel seguiu todos os estágios de crescimento, permitindo uma integração automóvel-pessoa.Para compensar de um modo geral a discordância entre trânsito e população, tornam-se necessárias campanhas neste sentido. É preciso fazer algo! As famílias e as escolas precisam rever seus valores e suas práticas educativas, como um canal de informações para as crianças.
02. JUSTIFICATIVA
A maior parte de nossa clientela faz uso dos carros particulares e transportes escolares, os que moram nas proximidades da escola, utilizam as vias públicas para se locomover. Portanto, este projeto vem atender às necessidades da escola e da nova lei que inclui o Trânsito como um dos "Temas Transversais" a ser trabalhado na Educação Infantil.
03. OBJETIVOS
  • Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
  • Identificar comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança;
  • Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas;
  • Analisar atitudes positivas e negativas, comparando-as com as normas estabelecidas no Novo Código Brasileiro de Trânsito;
  • Observar o movimento de pessoas dentro da Escola;
  • Analisar a influência do espaço e a direção na circulação interna da Escola;
  • Identificar regras de circulação como fatores importantes na ordem e segurança da Escola;* Identificar o significado da sinalização;
  • Descrever a sinalização de trânsito como fator de segurança;
  • Interpretar mensagens de sinalização de trânsito;
  • Reconhecer as cores dos sinais de trânsito;
  • Desenvolver a atenção e a percepção;
  • Identificar os principais sinais de trânsito;
  • Ensinar obediência à sinalização;
  • Trabalhar as virtudes: Paciência, Tolerância , Responsabilidade e Humildade.
04. ATIVIDADES A SEREM TRABALHADAS-
  • Debates em rodinhas;
  • Passeios o redor da escola para conhecimento das sinalizações (faixas ), placas e semáforos;
  • Conhecer e trabalhar as normas e regras existentes na escola;
  • Entrevista com guarda de trânsito;
  • Textos informativos e ilustrativos com abordagem sobre o assunto;
  • Criação de um código escolar para o trânsito nas dependências da escola;
  • Poesias, músicas, desenhos , confecção de placas, exercícios avaliativos, maquetes;
  • Confecção de murais, palavras cruzadas, mapeamento percurso escola/casa;
  • Discussão sobre a importância das regras de trânsito.
05. RECURSOS- HUMANOS:
alunos, professores, pais, guarda de trânsito.
MATERIAIS: gravuras, vídeos, recortes, textos informativos, materiais recicláveis, cartazes, dobraduras, colagens, pinturas, livros, revistas, jornais, carros motorizados infantis e velotrol, placas de trânsito.
06. CONTEÚDOS
  • PORTUGUÊS: interpretação de placas de trânsito com os seus significados; debates, vídeos.- MATEMÁTICA: desenhos geométrico.
  • ARTES: cores dos semáforos, faixas educativas, recortes, confecção de meios de transportes (materiais recicláveis).
  • HISTÓRIA/ GEOGRAFIA: o trânsito urbano, rural e grandes cidades, noção de espaço das vias urbanas, pedestres e ciclovias.
  • CIÊNCIAS: primeiros socorros.
07. AVALIAÇÃO
  • Será feita durante todo o desenvolvimento do projeto, considerando:- Observando a participação, interesse e entusiasmo;- Resolução de dúvidas;- Avaliando o desenvolvimento da criatividade dos alunos na confecção de cartazes;- Avaliação da elaboração de normas e regras estabelecidas pelos próprios alunos, para o trânsito nas dependências escolares;- Observando as mudanças comportamentais;- Culminância com a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos;


Unidade 1 - Atividade 5

FICHAMENTO


Fonte de pesquisa: http//portaldoprofessor.mec.gov.br/resourcelndex.action
Ensino Fundamental inicial
Área do conhecimento: Ciências Naturais
Tema: Ambiente
Professor autor: Lívia Raposo Bardy
Co-autores: Erwin Doescher e Andréa Marques Leão
Universidade Federal de São Carlos


O professor escolheu a imagem do arco-íris para motivar e, de forma lúdica e interativa, fazer um levantamento dos conhecimentos prévios sobre o fenômeno da natureza. Procedimento este que acho de grande importância para uma prática pedagógica eficaz.

O uso do laboratório de informática, de sala de vídeo e laboratório de experimentos, torna o ambiente mais interessante e aprendizado terá maiores oportunidades de ocorrer e,sobretudo, de maneira mais significativa.
A avaliação se deu de forma contínua e processual para que as dúvidas fossem imediatamente esclarecidas, através dos questionamentos levantados e observações feitas durante os experimentos

Unidade 1 - Atividade 4











Unidade 1 - Atividade 3- Fórum


Unidade 1 - Atividade 2/6 - Diário de Bordo


Unidade 1 - Atividade 1 Forum




Unidade 1 - Atividade 1





PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC



Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas - MS
Unidade 1 – atividade 1
Alun(o)a: LUCIRA GOMES DA SILVA




Quem sou?





Eu sou Lucira Gomes da Silva, professora graduada em Pedagogia, com especialização em Educação Infantil e séries iniciais do Ensino fundamental. Leciono há 23 anos em escolas públicas do município de Inocência/MS.
Ao longo da minha jornada como educadora venho tomando consciência da necessidade de mudanças na prática pedagógica em virtude do desenvolvimento científico e dos avanços tecnológicos que vem acontecendo em nosso país e no mundo. Diante da interatividade dos meus alunos com esse processo de evolução, sinto-me à vontade em aprender junto com eles e procuro coloca-los em constantes situações de desafios e reflexão sobre o “por que” de tudo que nos cerca, tornando o ensino-aprendizagem mais significativo e prazeroso, através das descobertas.
Apesar de ainda me sentir impotente diante das máquinas, por não saber operá-las devidamente, sei que são ferramentas que podem enriquecer ambientes de aprendizagem onde o aluno interagindo com os objetos do ambiente tem a oportunidade de construir o seu conhecimento, porém, diante do desafio de formar cidadãos autônomos, capazes de resolver problemas do cotidiano e enfrentar o mercado de trabalho, estou sempre em busca de novas formas de letramento ou alfabetização que motivem e desperte a curiosidade dos meus alunos.
São grandes as minhas expectativas quanto ao uso das tecnologias na educação, pois acredito que através do Programa de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Proinfo Integrado, terei oportunidade de aprender e ensinar apropriando da tecnologia e, na medida em que trabalho e estudo ao mesmo tempo, tenho mais oportunidade de receber orientação e acompanhamento da minha prática e assim me tornar capaz de planejar situações de ensino focadas na aprendizagem dos alunos, usando diferentes tecnologias.