quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Portfólio- Registros do Curso de TIC

Portfólio

Quando me escrevi para participar do curso “Tecnologias na Educação: Ensinado e Aprendendo com as TICs, me sentia muito insegura, pois não possuía nenhuma experiência com computadores, mas com o incentivo da tutora Maria Melo e de meus colegas do curso e a minha vontade de fazer o melhor na Educação, me levaram a enfrentar mais um desafio.No primeiro Encontro Presencial ficou esclarecido que haveria interação com os colegas trabalhando em duplas,ambos tudo oportunidade de operar a máquina e com isso propicio – me experiências novas que me encorajaram ainda mais.
Ao longo do curso, nos momentos á distância, contei com diversos canais de comunicação, como o Fórum Dúvidas Pedagógicas, onde pude dialogar com meus colegas e com a formadora,a fim de obter esclarecimentos sobre as atividades propostas e assim fui superando os obstáculos.
O curso é formado por módulos cujo 1º propõe oito atividades.
Módulo I- "Tecnologia na Sociedade,na vida e na escola."

No desenvolvimento da Atividade 1 “ Quem sou eu como professor e aprendiz”,escrevi um relato no Editor de textos, onde relatei o meu perfil de professora , enquanto educadora e aprendiz ao mesmo tempo. Então postei na biblioteca em material do aluno. Em seguida entrei no Fórum “Conhecendo a turma “, para conhecer os textos dos colegas e deixei meu comentário sobre oque mais me chamou atenção no trabalho do colega que havia escolhido. Com essa atividade tive oportunidade de conhecer os relatos e reflexões de todos os colegas de curso.
Na execução da Atividade 2 “ Registrando a própria reflexão”, levantei alguns aspectos relacionados ao uso das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem e registrei no espaço própria do “ Diário de Bordo”.
Na Atividade 3, reflexão sobre educação e Tecnologia,assisti um vídeo com Ladislaw Dowbor, quando fui levando os aspectos mais interessantes para reflexão . Em seguida entrei no Fórum “ Educação e Tecnologia” e registrei minha contribuição e na oportunidade , conheci as contribuição dos colegas e deixei meu comentário a respeito.Durante a Atividade 4 , “ Tecnologia na minha escola”,fiz um levantamento das principais tecnologias disponíveis na minha escola e de como vinham sendo utilizadas, organizei estas informações usando o Impress e postei- as na Biblioteca em material do aluno, tema “ Minha escola”. Não, deixei de salvar em um arquivo para apresentação no encontro presencial.
Ao desenvolver a Atividade 5 “ Conhecendo uma experiência “ ,acessei o Portal do Professor e relacionei uma aula sobre o meio ambiente , que considerei interessante, analisei os aspectos relevantes em seguida elaborei, no Editor de Texto , um fichamento com os dados mais importante e uma síntese daminha opinião sobre o trabalho pesquisado postei essa atividade em material do Aluno, tema “ Experiência e Sugestões”.
Para realizar a Atividade 6 . “ Olhando “para prática do professor com o uso da tecnologia”, cliquei no link, “ uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica “ e assisti o vídeo “Ensinar com as tecnologias e mídias digitais”e fui anotando os pontos mais interessantes. Posteriormente, acessei o item Diário de Bordo “e registrei minhas reflexões no espaço próprio e o texto incluído.
Na Atividade 7 , “ Pesquisando sobre trabalho por Projeto, realizei uma pesquisa na Internet, encontrei um projeto cujo tema era “ Trânsito” e analisei suas principais características como tecnologias e mídias utilizadas, conteúdos curriculares competências e habilidades desenvolvidos entre outros. Postei minhas considerações sobre essa atividade na Biblioteca em material do aluno, tema “ Pesquisa – Projeto”, acessei também as reflexões dos colegas que lá estavam disponíveis.
Para realizar a Atividade 8 , “ Divulgando a Pesquisa”, organizei o resultado da pesquisa da Atividade7, no Impress em três slides e postei na Biblioteca em material do aluno, tema “ Divulgando pesquisa . Salvei o arquivo dessa atividade em pendrive e o apresentei à turma no Encontro Presencial.
Módulo II, “ Internet, Hipertexto e Hipermídia”
Foi apresentado também pela tutora Maria Melo que pediu para turma assistir o vídeo de apresentação da unidade e em seguida realizar a atividade 2.1 e 2.3, quando todos, sob sua orientação, navegamos pela Wikipédia buscando o significado de hipertexto e em seguida,postamos o resultado da pesquisa juntamente com uma reflexão pessoal. Na Biblioteca em material do aluno.
Na Atividade 2.4, fomos instruídos a criar um portifólio em hipertexto e assim teríamos um hiperportifólio, onde, no decorrer do curso serão registradas todas as atividades incluindo comentários e links para objetos digitais e reflexões mais importantes. Esses hiperportifólio serão registrados no blog.
A Atividade 2.5 “Trabalhando em dupla”, planejamos uma atividade para ser desenvolvida com os alunos utilizando Internet e hipertextos.
Na realização da atividade 2.6 e 2.7, observamos o comportamento de professor e de alunos diante de situações novas, a disposição dos recursos na sala, às dificuldades ou facilidades em operar os recursos na sala.

Descrição do projeto com seus objetivos, etapas.

Características da turma.

Descrição de como se desenvolveu.

Resultados obtidos.

Conculsões.

Bibliografia e webliografia.
Postamos na Biblioteca em material do aluno com tema : O registro digital da experiência e subtema : Avaliação da Experiência”
Na Atividade 2.8. Elaboramos um pôster para auxiliar na apresentação para os colegas no encontro presencial. Neste consta informações relevantes, fotos e que servirão de apoio a memória no momento da apresentação que será realizada em viva voz.

Módulo III- "Prática Pedagógica e Mídias Digitais"
Começamos a terceira unidade postando a Atividade 3.1 no Diário de Bordo, onde fiz uma reflexão o seguinte questionamento: "Será que faz sentido desenvolver na escola um trabalho que resultará em aprendizagens e experiências diversas para os diferentes alunos? Quase a mesma questão colocada sob outro prisma: será que alguma vez todos os alunos de uma mesma turma aprendem as mesmas coisas?"
Na atividade 2 fiz um passeio por alguns sites na internet rico em material para nós professores. Explorei algumas formas de vídeo, arquivos de som e de imagem e em seguida compartilhei com meus colegas as descobertas.
http://www.youtube.com/ http://www.portacurtas.com.br/ http://video.google.com/ http://www.valeapena.org.br/kinema/galeria.html http://www.midiaindependente.org/pt/blue/static/video.shtmlhttp://www.ufmg.br/rede.le/radio http://www.escolabrasil.org.br/
Atividade 3.3 -Acessei o Portal do Professor, Recursos Educacionais e assisti alguns vídeos. Acessei o fórum: Portal do Professor. ”Recursos digitais. "Avaliação de Produtos Multimídias"e deixei meu comentário.

Atividade 3.4 visitei alguns recursos audiovisuais no site da TV Escola, Youtube Curta na Escola:

http://portal.mec.gov.br/tvescola/
http://www.youtube.com/tvescola
No fórum : Portal do Professor. TV ESCOLA, registrei os vídeos mais interessantes.
Atividade 3.5/6 - Em grupo (Lorival, Lucira e Gilsa), elaboramos uma proposta de trabalho com mídias digitais. Criamos uma apresentação com a síntese da atividade planejada.
Atividade 3.7/8 - Executamos, com os alunos, a aula planejada na atividade anterior.

Atividade 3.9 – Organizamos todo o material coletado anteriormente e produzimos uma apresentação com várias mídias, ou seja, editamos um filme no MovieMaker.

Atividade 3.10/11 – Apresentamos nosso trabalho para os colegas de curso no encontro presencial e avaliamos os demais trabalhos apresentados postando no fórum "Avaliação".
Módulo 4 - "Currículo, Projeto e Tecnologia"


Atividade 4.1 – Discutimos em grupo, no encontro presencial, após ler a entrevista de Pedro Demo sobre o tema: “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola”.
Refletimos as seguintes questões:
Será que usando computadores e Internet nas atividades curriculares faremos as mesmas coisas que fazíamos antes?
Será que haverá mudanças em nossa atuação docente?
O que mudará na aprendizagem do aluno?
Que novos aspectos vão requerer maior atenção de nossa parte?
Poderemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?

Postamos esta atividade no Diário de Bordo.
Atividade 4.2 – Também no encontro presencial, sobre o mesmo assunto discutido, postamos no Fórum “Possibilidades de contribuições das tecnologias”.
Atividade 4.3/5 – Após acessar o Portal do Professor, e conhecer alguns projetos onde haja o envolvimento do uso das tecnologias e que favorecem a autoria do aluno com o uso de diferentes linguagens, reformulamos nosso projeto do Lixo, conforme roteiro disponível no Portal do Professor, e postamos em Biblioteca/Material do Aluno.
Atividade 4.6 - Desenvolvemos o projeto de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo. Fomos no Fórum e relatamos o nosso projeto e comentamos o dos colegas.
Atividade 4.7 - Após a leitura dos artigos:
http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83213/Desafios%20_e_possiblidades.pdf
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ppm/tetxt1.htm
Apontei as idéias principais das seguintes questões:
O que é currículo?
Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?Registrei no fórum: “ Conceito_Curriculo e TIC” e comentar também as contribuições dos colegas.
Atividade 4.8 Deve ser postada no Portal do Professor/MEC, no espaço Interação e Colaboração, mas ainda temos que guardar a criação do espaço no Portal do professor.
E assim, concluímos o nosso curso de Curso de Tecnologias na Educação : ensinando e aprendendo com as TIC .
Vídeo: Coleta do Lixo em Inocência-MS
video

2 comentários:

  1. Oi, gostei do seu blog. Vou começar esse curso agora e vou fazer um também. Já estou terminando o curso "Elaborando Projeto", acho que vc conhece e fiz um para registrar as atividades, se vc quiser conhecer é só acessar. http://kcalves1.blogspot.com
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Portfólio o tic esta nos ajudando muito..

    ResponderExcluir