segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Unidade 1 - Atividade 7

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas - MS
Unidade 1 – atividade 7
Aluno (a): Lucira Gomes da Silva

Trânsito
Pesquisa realizada na internet: http://brunaleaolobo.blogspot.com/2008/08/projeto-transito.html

Projeto desenvolvido pela Professora Bruna Leão Lobo com alunos da Educação Infantil da Escola Cristo Salvador - Santarém/Pará


01. INTRODUÇÃO
O momento em que vivemos retrata em todos os sentidos a busca do ser humano por algo que preencha o vazio resultante deste mundo globalizado que incentiva o consumo excessivo e desfaz valores. No trânsito ele não é diferente, competitivo e cada vez mais egoísta e agressivo. Alguns homens estão usando seus carros como armas e muitos inocentes estão pagando por suas vidas...O uso do automóvel nos grandes centros brasileiros popularizou-se realmente nestes últimos anos. Embora muitos países possuam mais veículos do que no Brasil, a evolução do automóvel seguiu todos os estágios de crescimento, permitindo uma integração automóvel-pessoa.Para compensar de um modo geral a discordância entre trânsito e população, tornam-se necessárias campanhas neste sentido. É preciso fazer algo! As famílias e as escolas precisam rever seus valores e suas práticas educativas, como um canal de informações para as crianças.
02. JUSTIFICATIVA
A maior parte de nossa clientela faz uso dos carros particulares e transportes escolares, os que moram nas proximidades da escola, utilizam as vias públicas para se locomover. Portanto, este projeto vem atender às necessidades da escola e da nova lei que inclui o Trânsito como um dos "Temas Transversais" a ser trabalhado na Educação Infantil.
03. OBJETIVOS
  • Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
  • Identificar comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança;
  • Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas;
  • Analisar atitudes positivas e negativas, comparando-as com as normas estabelecidas no Novo Código Brasileiro de Trânsito;
  • Observar o movimento de pessoas dentro da Escola;
  • Analisar a influência do espaço e a direção na circulação interna da Escola;
  • Identificar regras de circulação como fatores importantes na ordem e segurança da Escola;* Identificar o significado da sinalização;
  • Descrever a sinalização de trânsito como fator de segurança;
  • Interpretar mensagens de sinalização de trânsito;
  • Reconhecer as cores dos sinais de trânsito;
  • Desenvolver a atenção e a percepção;
  • Identificar os principais sinais de trânsito;
  • Ensinar obediência à sinalização;
  • Trabalhar as virtudes: Paciência, Tolerância , Responsabilidade e Humildade.
04. ATIVIDADES A SEREM TRABALHADAS-
  • Debates em rodinhas;
  • Passeios o redor da escola para conhecimento das sinalizações (faixas ), placas e semáforos;
  • Conhecer e trabalhar as normas e regras existentes na escola;
  • Entrevista com guarda de trânsito;
  • Textos informativos e ilustrativos com abordagem sobre o assunto;
  • Criação de um código escolar para o trânsito nas dependências da escola;
  • Poesias, músicas, desenhos , confecção de placas, exercícios avaliativos, maquetes;
  • Confecção de murais, palavras cruzadas, mapeamento percurso escola/casa;
  • Discussão sobre a importância das regras de trânsito.
05. RECURSOS- HUMANOS:
alunos, professores, pais, guarda de trânsito.
MATERIAIS: gravuras, vídeos, recortes, textos informativos, materiais recicláveis, cartazes, dobraduras, colagens, pinturas, livros, revistas, jornais, carros motorizados infantis e velotrol, placas de trânsito.
06. CONTEÚDOS
  • PORTUGUÊS: interpretação de placas de trânsito com os seus significados; debates, vídeos.- MATEMÁTICA: desenhos geométrico.
  • ARTES: cores dos semáforos, faixas educativas, recortes, confecção de meios de transportes (materiais recicláveis).
  • HISTÓRIA/ GEOGRAFIA: o trânsito urbano, rural e grandes cidades, noção de espaço das vias urbanas, pedestres e ciclovias.
  • CIÊNCIAS: primeiros socorros.
07. AVALIAÇÃO
  • Será feita durante todo o desenvolvimento do projeto, considerando:- Observando a participação, interesse e entusiasmo;- Resolução de dúvidas;- Avaliando o desenvolvimento da criatividade dos alunos na confecção de cartazes;- Avaliação da elaboração de normas e regras estabelecidas pelos próprios alunos, para o trânsito nas dependências escolares;- Observando as mudanças comportamentais;- Culminância com a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos;


Nenhum comentário:

Postar um comentário