segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Unidade 1 - Atividade 1





PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC



Turma 06 – Tutora Maria Melo – Inocência
Pólo Três Lagoas - MS
Unidade 1 – atividade 1
Alun(o)a: LUCIRA GOMES DA SILVA




Quem sou?





Eu sou Lucira Gomes da Silva, professora graduada em Pedagogia, com especialização em Educação Infantil e séries iniciais do Ensino fundamental. Leciono há 23 anos em escolas públicas do município de Inocência/MS.
Ao longo da minha jornada como educadora venho tomando consciência da necessidade de mudanças na prática pedagógica em virtude do desenvolvimento científico e dos avanços tecnológicos que vem acontecendo em nosso país e no mundo. Diante da interatividade dos meus alunos com esse processo de evolução, sinto-me à vontade em aprender junto com eles e procuro coloca-los em constantes situações de desafios e reflexão sobre o “por que” de tudo que nos cerca, tornando o ensino-aprendizagem mais significativo e prazeroso, através das descobertas.
Apesar de ainda me sentir impotente diante das máquinas, por não saber operá-las devidamente, sei que são ferramentas que podem enriquecer ambientes de aprendizagem onde o aluno interagindo com os objetos do ambiente tem a oportunidade de construir o seu conhecimento, porém, diante do desafio de formar cidadãos autônomos, capazes de resolver problemas do cotidiano e enfrentar o mercado de trabalho, estou sempre em busca de novas formas de letramento ou alfabetização que motivem e desperte a curiosidade dos meus alunos.
São grandes as minhas expectativas quanto ao uso das tecnologias na educação, pois acredito que através do Programa de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Proinfo Integrado, terei oportunidade de aprender e ensinar apropriando da tecnologia e, na medida em que trabalho e estudo ao mesmo tempo, tenho mais oportunidade de receber orientação e acompanhamento da minha prática e assim me tornar capaz de planejar situações de ensino focadas na aprendizagem dos alunos, usando diferentes tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário